segunda-feira, 20 de junho de 2011

Plano de Aula: Dança

OBJETIVO: Treinar as habilidades de girar em
um pé só, para os lados direito-esquerdo, todos os
alunos no mesmo ritmo.

CONTEÚDO:
- Noções de espaço, direções, níveis e lateralidade;
- Coordenação motora
- Ritmo
- Equilíbrio;
- Fluência.

METODOLOGIA:
1 - Aquecimento: com música, seguir o professor que
deverá estar movimentando cada segmento corporal;
2 - Parte principal: treinar, tecnicamente, o giro em um
pé só, para os lados direito-esquerdo (enfatizar a técnica
e ir aumentando o grau de complexidade):
- o professor deverá mostrar uma seqüência
coreográfica;
- os alunos deverão ir treinando, junto com os
movimentos do professor, parte por parte, até
memorizarem toda a coreografia, até automatizarem
todos os movimentos;
- os alunos deverão repetir diversas vezes a mesma
seqüência coreográfica (na qual deverá constar giros),
até que os movimentos pareçam todos corretos;
- o professor poderá dar os seguintes estímulos: quem
consegue girar mais? quem consegue girar com a
técnica correta?
3 - Volta a calma: com música lenta, seguir os
movimentos do professor.

RECURSOS: 
- aparelho de som;
- cd com músicas variadas;

AVALIAÇÃO: ocorrerá durante a aula através da observação do desenvolvimento das habilidades de cada aluno. 

Referências: 
Luciana Pereira, Grauada em Licenciatura em Educação Física - UniCEUMA, e-mail: lucianadacostapereira@gmail.com. Disponível em: http://lucianadacostapereira.b​logspot.com/

29 comentários:

  1. muito bom esse plano de aula luciana

    ResponderExcluir
  2. gostei muito de seu plano, me ajudará nas minhas aulas de educação física. As vezes agente fica sem assunto para colocar em um plano .Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. é verdade... fico feliz pela visita, volte sempre e acompanhe as novidades!

    ResponderExcluir
  4. Esta vou realizar.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu plano de aula,e concerteza usarei em uma das minhas aulas.
    Parabénns !!

    ResponderExcluir
  6. Bem mecânico. Cadê a criatividade? Treinar é para atleta, que não é o foco da dança na escola. A dança na escola é o momento aonde a CRIATIVIDADE deve aparecer, proporcionando aos alunos que ali estão expressividade. Imagine a frustração de um aluno que não conseguirá girar uma pirueta, ele deverá treinar exaustivamente para isto? Não. Ele deverá conhecer quais possibilidades de giro ele pode dar e não o que o professor está fazendo. Desta forma a Dança passa a ser esporte, coisa que não é. Att.

    Diego Januário - Pesquisador UFAL (Dança Licenciatura)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imaginando a criatividade do hipócrita que não foi capaz nem de adaptar. Sem falar que chegou aqui porque procurava um modelo pronto de aula.
      Vai desenvolver a sua criatividade primeiro.

      Excluir
  7. Fica como opcional o professor colocar no seu plano de aula uma variação... os alunos poderão criar suas próprias coreografias. Ai a criatividade entra. Esse plano é uma sugestão e pode ser modificado quando necessário.

    ResponderExcluir
  8. Diego,vc não tem respeito por nossa colega?Em descriminar o trabalho dela quando está aplicando um método.E se tem algo errado não é, com julgamento tecnico que se deve orientar nossa colega e sim com uma idéia critica construtiva. A onde está sua moral e ética profissional,gostaria de ser ridicularizado por outro colega sem ter aumenos conhecimento total da aplicação e métodos de LUCIANA...Não conheço moro em SALVADOR e sou professor de dança desde 1999 UCSAL.

    ResponderExcluir
  9. Me ajudou muito... muito obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo trabalho Luciana. Sou graduando em EF/UFRPE, gostaria de sugestões para trabalhar as danças das regiões SUL e Centro Oeste. É sempre bom lembrar que a EF enquanto cultura corporal ou educação motora para muitos requer uma maior percepção e vivência dos alunos, sem contar que o movimento é precípuo à cognição, ou seja, deixemos os alunos experimentarem e a partir daí eles agregarão, tomarão para si os movimentos, de acordo com seus sentidos e significados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo Bezerra obrigada por visitar meu blog.
      Em relação as danças regionais sugiro que numa primeira aula você divida a sala em grupos e estregue aos alunos um tipo de dança da sua região. Aqui no Maranhão o Bumba meu boi é a dança mais conhecida assim como o tambor e a quadrilha. Cada grupo poderá pesquisar sobre a dança, sua origem por exemplo. E numa segunda aula ou até mesmo na mesma aula, eles partem para a prática dançando, claro.
      Podemos trocar ideias via e-mail: lucianadacostapereira@gmail.com
      Fica a dica e desde já agradeço.

      Excluir
  11. adorei me ajudou muito

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do plano de aula, vou utiliza-lo em minhas aulas Esse é meu primeiro ano atuando em escolas e confesso que estava um pouco perdida me ajudou bastante, muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do plano de aula, vou utiliza-lo em minhas aulas Esse é meu primeiro ano atuando em escolas e confesso que estava um pouco perdida me ajudou bastante, muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Elizangela Gomes, Silvia Pontes e Ksar Dutra. Voltem sempre.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Cinthia Marcele. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Cinthia Marcele. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Luciana pelo seu belo trabalho.

    ResponderExcluir
  18. Luciana, meu nome é jefferson.

    Gostaria de uma ideia de como fazer uma volta a calma depois de uma aula de dança, é para trabalho, gostaria de uma ajuda. O meu Grupo não quer fazer alongamento.

    O que eu poderia fazer para volta a calma depois de uma aula de dança? grato.

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito do seu plano, muito claro e objetivo. Irá me ajudar muito no meu trabalho. Parabéns!!!
    Patrícia Guimarães

    ResponderExcluir